O ballet é um estilo de dança que teve origem na Itália. Surgiu no século XV, e mais tarde ganhou fama na França. Esta dança demanda muita flexibilidade, equilíbrio, postura e disciplina. É por isso que, para dançar ballet, é necessário muito preparo físico. O ballet clássico é muito técnico, metódico, perfeccionista e desafiador, mas é uma dança que costuma encantar quem assiste às apresentações, que são muito bonitas, harmônicas, leves e graciosas.
Jazz Dance é uma forma de dança que recebe influências de diversos outros estilos de dança com piruetas, saltos, flexibilidade aliados ao raciocínio rápido, precisão de movimentos, seqüências de força, sensualidade e exploração de novos padrões de movimentação. É um estilo de dança onde há uma valorização das competências de cada bailarino, fortemente influenciada pelos sons, ritmos e músicas. Possui variações de estilo como: Modern Jazz, Soul Jazz, Street Jazz, Lyrical Jazz, Jazz Musical, entre outras.
Sapateado é um estilo de dança na qual os dançarinos produzem sons sincopados, ritmados e originais, fazendo dos pés dos dançarinos verdadeiros instrumentos de percussão. A arte de sapatear exige ritmo, coordenação e concentração nos movimentos dos pés. É preciso haver uma integração com todo o corpo. Por isso é necessário sentir a música para realmente sapatear de corpo e alma!
O flamenco é música, canto e dança de origem cigana e mourisca, com influência árabe e judaica. A cultura do flamenco tornou-se um dos símbolos da cultura espanhola e se transformou em uma arte indiscutivelmente forte. Uma arte que comunica através das mãos que deslizam pela guitarra construindo melodias fortes, alegres, tristes, revoltas e proporciona aos ouvidos uma viagem aos primórdios de nosso interior. Comunica através do corpo empregando mãos, expressões faciais e um marcante sapateado. Personifica dor, abandono, solidão, desprezo, alegrias, amor, desejo. A força dessa arte está nos momentos com relevante carga emocional e excelência.
O ballet fitness é uma atividade que envolve as técnicas do ballet tradicional em conjunto com exercícios físicos funcionais. As aulas são realizadas com os passos da dança clássica somados aos movimentos funcionais básicos, como agachamentos, saltos, abdominais e isometrias. O foco da aula é a melhora do tônus muscular e condicionamento físico, redução de peso e alongamento.
Mais que uma técnica específica, a dança contemporânea se desenvolveu a partir da dança moderna. O criador/intérprete pode partir de danças pré-existentes, entretanto, o resultado não necessariamente é fiel às técnicas que foram solicitadas. A pesquisa em dança contemporânea tem como premissa a busca de um movimento individualizado ganhando autonomia para construir suas próprias coreografias a partir de métodos de pesquisa como: improvisação, contato improvisação, Laban, Martha Graham, técnicas somáticas, etc. Esses métodos trazem instrumentos para que o intérprete crie suas composições a partir de temas relacionados com questões políticas, sociais, culturais, autobiográficas, comportamentais e cotidianas.
Pilates é um conjunto de exercícios criados pelo alemão Joseph Pilates, em meados de 1920, que são realizados no Solo ou em Aparelhos exclusivos, que visa o total e completo controle e conexão entre corpo e mente, devolvendo e restaurando a saúde de indivíduos em condições patológicas assim como promovendo um aumento da qualidade de vida para pessoas saudáveis. Os exercícios de Pilates não têm alto impacto como outras atividades físicas. O Método ainda garante condicionamento físico e pode ser usado para a reabilitação física ou como alternativa fitness e até mesmo para o emagrecimento e definição muscular.
O hip-hop surgiu na década de 70 como um movimento cultural entre os latino-americanos, jamaicanos e os afro-americanos da cidade de Nova York. Pensando nesses anos de existência, o hip hop dance passou por várias fases e no cenário atual se encaixa em diversas áreas do meio artístico. O que é trabalhado no estúdio é focado no meio do entretenimento áudio visual, vídeo clipes, vídeo dança, e apresentações em geral, sempre pensando em não perder a essência da dança com seu bounce, groove e influência musical!
O alongamento é uma prática recomendada para melhorar a flexibilidade. Alongar diminui a sobrecarga nas articulações durante movimentos simples da rotina diária. O ganho da flexibilidade se dá por meio de um estiramento das fibras musculares. Quanto mais alongado um músculo, maior será a movimentação da articulação comandada por ele e, portanto, fundamental para o bom funcionamento do corpo, prevenindo lesões e ativando a circulação. Dessa forma, os alongamentos preparam a musculatura para exercer quaisquer movimentos, sem tensões desnecessárias.
Com uma música alegre, alguns passos simples e bastante animação, em apenas 1 hora é possível queimar uma média de 600 calorias. Zumba é uma modalidade aeróbica que traz mais disposição, modela o corpo e melhora a saúde e o humor de maneira descontraída e cheia de ritmo. Mesmo quem não sabe dançar aprende a executar passos da dança simples misturados a movimentos de ginástica localizada ao som latino e pop. A aula é coreografada, com passos básicos que podem ser acompanhados por todos os alunos.
O mais importante na dança de salão é a sociabilidade, a troca, e não as capacidades físicas individuais dos participantes. É um encontro de corpos, não apenas do condutor com o conduzido, mas também com diferentes corpos que atravessaram danças e tempos para formular os ritmos trabalhados dentro dessa categoria. E essa troca é viciante e deliciosa! Na aula é trabalhado ritmos como forró, gafieira, bolero, rock soltinho, zouk, salsa, sertanejo e muitos outros.